segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boas Vindas aos integrantes do Projeto Rondon – Em Planaltina GO

A Secretaria Municipal de Educação dar boas vindas a todos os alunos universitários da UNB, UDESC e seus professores. Agradecemos pela dedicação e carinho apresentado em favor de nossos alunos e comunidade durante a estadia nesta semana.
Nossos votos de muito sucesso e grandes realizações em nosso município.
A Operação Território da Cidadania é organizada pelo Núcleo do Projeto Rondon da UnB (Universidade de Brasília) e conta com a participação de instituições parceiras como Instituto Nossa Senhora de Fátima e UDESC (Universidade do Estado de Santa Cataria). São estudantes de diversos cursos de graduação que trabalham atividades com a população nas 8 áreas de extensão como Cultura, Comunicação, Direitos Humanos & Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia & Produção. As atividades são todas gratuitas e acontecem em diversos locais com variados públicos da cidade.

O Projeto Rondon, inicialmente, começou em 1967 com um professor da antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ. A partir de 1970, começou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa, sendo interrompido em 1987 e retornando em 2005, ainda sob a orientação daquele Ministério. Soma-se a isso universidades que possuem núcleos próprios do Projeto Rondon, como a UnB e UDESC, participando de operações lançadas por editais lançados pelo Ministério da Defesa ou ações de iniciativa independentes, como a Operação Território da Cidadania, que ocorre simultaneamente em Água Fria, São João D´Aliança, Alto Paraíso, Cavalcante e Cabeceiras de Goiás.

Para participar das atividades, basta observar as oficinas em que se tem interesse e ficar atento ao site da Prefeitura, que divulga diariamente o cronograma com as ações realizadas pelos rondonistas. Todos os dias à noite ocorrerá o Cine Rondon, com a reprodução de um filme e sessões abertas à população. Na sexta-feira à noite haverá o encerramento das atividades no município, em local a ser definido pela Prefeitura. Geralmente esse é o momento de despedida dos rondonistas com a população, mas no caso de Planaltina será diferente, pois receberá no sábado pela manhã todas as outras 5 equipes que para o encerramento geral da Operação. Mais uma oportunidade da população encontrar as pessoas com quem conviveram por uma semana em ações que certamente propiciaram o crescimento pessoal dos acadêmicos e melhorias para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário