segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conselho Municipal de Educação atuando junto aos Conselhos Escolares



Os Conselhos Escolares instituídos em 2009, ano em que ocorreu o 1º pleito eleitoral em todas as Unidades Escolares Públicas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Planaltina-GO, transformou e vem transformando as ações das escolas no sentido de tomar decisões conjuntas, fortalecendo a participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar.
            Em visitas realizadas pelo Conselho Municipal de Educação – CME a todas as Unidades Escolares Municipais, nos anos de 2010 e 2011, percebemos Conselhos Escolares atuantes, com ações inovadoras, impulsionando o envolvimento da Comunidade Escolar. Todavia, no mesmo cenário, também observamos a realidade adversa de Conselhos Escolares desestimulados e sem metas projetadas.
            O CME com o intuito de fortalecer os Conselhos Escolares está reformulando a Resolução CME nº 019/2009 em vigor, que fixa as normas para a organização do Conselho Escolar nas Unidades Escolares Públicas que ofertam a Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino. Uma outra ação deste Órgão, visando o mesmo objetivo, diz respeito ao planejamento de um Curso de Formação Continuada a ser oferecido para o Presidente do Conselho Escolar, 1º Secretário, 1º Tesoureiro e 01 (um) Conselheiro que integra o Conselho Fiscal, com previsão para acontecer na 2ª quinzena do mês de março do corrente ano.
            Ciente de suas atribuições legais, o Conselho Municipal de Educação reconhece não só a importância do Conselho Escolar na efetividade da Gestão Democrática no município, como entende que sem o seu fortalecimento, de forma a contagiar o desejo da participação de todos no processo contínuo de transformação educacional, a qualidade tão almejada deste processo pode ser comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário