segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto: “Bullying Não é Brincadeira” - Colégio Moraes Gualberto

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos do grupo gestor, professores, alunos e demais envolvidos no Projeto: “Bullying Não é Brincadeira” realizado pelo Colégio Moraes Gualberto e em caminhada pela cidade, levando a mensagem não somente dentro da unidade escolar como propagando a toda comunidade planaltinense.


O que é Bullying? É exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato debullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Fonte: Brasil Escola

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO É DESTAQUE 2011

Aconteceu na noite do último dia 26 a 24ª edição do tradicional evento “Destaques” promovido há exatos 24 anos pelo jornal pioneiro O Recado News. Como de praxe, a nata da sociedade Planaltinense compareceu em peso para abrilhantar a noite que contou com empresas e personalidades que se destacaram em suas respectivas atividades.
Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação Stella Maris recebeu o certificado de Destaque 2011 e participou da composição da mesa de autoridades que recepcionou os agraciados da noite. 

O evento ocorreu no Premier Shopping, onde cerca de 250 pessoas se confraternizaram em noite de boa música e um elogiado serviço de buffet.
Fonte: O Recado News.

NOSSOS AGRADECIMENTOS A PROFESSORA STELLA MARIS, QUE  VEM SE DESTACANDO POR SEU TRABALHO DIFERENCIADO, VALORIZANDO OS SEUS COLEGAS, FUNCIONÁRIOS E LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO MUNICIPAL CADA VEZ MAIS ATUANTE E LOUVÁVEL AOS OLHOS DE NOSSA SOCIEDADE.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Reflexão: Metodologia ou Tecnologia?



Quem sabe tirar vantagem...?

Aquele que tem um fusca mas que passeia por toda cidade...

 ou

Aquele que tem em sua garagem uma bela Ferrari, mas, por não saber dirigir, seu automóvel não passa de um "porta poeira" ...



???????????????????????????????????????????????????????

Apostila com dinâmicas, jogos, brincadeiras e muito mais



          O lúdico – fenômeno que se manifesta por meio dos jogos, brinquedos e brincadeira – é o que a aluno faz por livre espontânea vontade e aprende sem perceber que aprendeu algo novo, sem interrupção do professor. Desta forma a ludicidade se torna uma ferramenta favorável ao processo pedagógico. Processo esse que se faz carente de profissionais comprometidos com a educação e que trabalhem um ensino em busca da formação integral do aluno, formando um ser: Intelectual, profissional e social. Esse “Ser”, é o produto final do trabalho dentro da escola, é o aluno quando deixa de ser aluno pra se tornar o cidadão fora da escola.
          Visando um prática pedagógica mais lúdica e favorável ao ensino-aprendizagem de nossos educandos, a Superintendência Téc. Pedagógica da SME de Planaltina, criou uma apostila com dinâmicas, jogos, brincadeiras, histórinhas, mensagens e outras variações lúdicas para o ensino de português, matemática e socialização e integração dos alunos, para assim colaborar nos planejamentos diários dos seus professores.
          A apostila se encontrar através do link abaixo, é só clicar, baixar e imprimir as atividades selecionadas.



         Obs: É muito Simples baixar é só clicar no link abaixo e ir em Donwload, esperar a contagem regressiva e baixar.

D.E.E. Diretoria de Ensino Especial de Planaltina Goiás




A Diretoria de Ensino Especial, localizada ao lado do Banco Itaú (antiga Creche Paroquial) é um setor da Secretária Municipal de Educação que atua com atendimento às crianças com dificuldade de aprendizagem e com necessidades educacionais especiais, contamos com 15 profissionais sendo 02 psicólogos, 03 psicopedagogas e 05 pedagogas, sendo que uma delas atua com alfabetização em braile e ainda  05 orientadoras educacionais.
O trabalho realizado por este setor, busca sanar, ou reduzir parte dos problemas do alunado da rede municipal de ensino.
A equipe de orientação educacional tem um trabalho voltado ao educando, a família e ao professor que está em contato constante com a criança. O educando que e encaminhado a equipe multidisciplinar para avaliação são trabalhados de acordo com a capacidade e a demanda existente.
Durante os atendimento de orientação, acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico, havendo a necessidade, serão encaminhados via oficio as crianças a atendimento neurológico, fonoaudiológico, oftalmológico, assistência social e psiquiátrica, entre outros.
Durante as visitas das orientadoras ,quando é detectado casos de abuso, descaso, abandono, drogas e alcoolismo, encaminhamos ao CREAS, Conselho Tutelar e até mesmo ao Ministério Público.
Fazemos um atendimento semanal  às Unidades Escolares, com o apoio das orientadoras e atendimentos de 40 minutos as crianças que são encaminhadas ao setor (D.E.E).
Contamos ainda com a parceira da Saúde no que diz respeito a oferta de vagas nas especialidades médicas e atendimento no Programa PSE (Programa Saúde na Escola) que é uma parceira entre Secretaria de Educação e Saúde.
Enfim abraçamos a inclusão e tentamos fazer com que todos abracem esta causa.


Por: Ione Dantas Baliza Vilarins
Diretora da D.E.E.

E-mail: diretoria.sme@hotmail.com


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROERD - Planaltina GO 2011

O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Em Planaltina Goiás, o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma vez por semana em sala de aula, durante um semestre, nas escolas de ensino público para os alunos que estejam cursando o quinto ano do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa também é desenvolvido à família, com atividades específicas para pais ou responsáveis, levando assim a mensagem junto a família e somando forças no combate às drogas.
O programa é desenvolvido através das 11 Lições desenvolvidas junto as crianças e os adolescentes que são o público principal do PROERD, que objetivam o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes, oferecem ainda aos alunos, informações de efeitos de drogas lícitas e ilícitas, quando dirigidos à família, valorizam o vínculo familiar, relações familiares, técnicas de comunicação, etc, quando para ensino fundamental e médio aumentam a competência acadêmica e as habilidades sociais, proporcionam aos alunos sentimentos positivos de autoestima, oferecem habilidades de resistência às pressões negativas, são vantajosos do ponto de vista do custo-benefício, e são específicos para as diferentes idades e culturas.
O programa formou em 2011 mais de 2.000 (dois mil) alunos na rede pública municipal.
A Secretaria Municipal de Educação parabeniza o Subcomandante do 21º BPM Major - COPPOLA juntamente com a equipe do programa: Ten.Cel.QOPM EDUARDO, Subten.QOPM VALDEIZA os SDPMs EDIVALDO, DURÃES   Instrutores do PROERD.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROJETO RECICLAGEM VERDE - Green Life (VCGLIFE)



O Projeto Reciclagem Verde é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o ONG Green Life, que tem por objetivo a conscientização ambiental e social dos alunos da rede pública e privada, para juntos com seus educadores atuarem na preservação da fauna e flora, bem como toda a biodiversidade do cerrado local.
O projeto partiu da preocupante velocidade que esta sendo comprometida a biodiversidade do segundo maior bioma do país. O cerrado possuía “Trinta e três por cento” (33%) da biodiversidade do Brasil, hoje não chega a “Vinte por cento” (20%), devido à falta de conscientização e desmatamento predatório varias espécies se encontram ameaçadas de extinção, juntamente com varias nascentes, córregos e grotas típicas do cerrado, comprometendo alguns rios que dependem dessas fontes hídricas. Até o presente momento pesquisas comprovam que “cinquenta por cento” (50%) do cerrado já foi DESTRUÍDO!
Sendo assim o projeto se aplica em primeiro plano em três escolas municipais: Cora Coralina, Darcy Ribeiro e Pingo de Sabedoria. As mesmas são acompanhadas pelo Professor Ilton Correa (Jamaica) que junto com os professores e alunos seguem um roteiro de atividades proposto pela Green Life, onde são adaptadas a realidade escolar e proposta pedagógica da mesma.
ATIVIDADES DO PROJETO:
Coleta de Pilhas, baterias e películas de raio “X”: A unidade escolar recebe uma “urna” para coleta destes materiais, evitando assim a poluição de solo e da água que é consumida;
Palestras Ambientais: A ONG juntos com seu s profissionais qualificados, realizam palestras de conscientização ambiental e os impactos sobre a fauna, flora e o ser humano.
Coleta Seletiva de Lixo Recicláveis:   É proposto aos alunos são orientados e conscientizados a respeito da reciclagem, propondo assim a coleta de materiais recicláveis (Metais, Plásticos e papeis), que se tornaram instrumentos e materiais para a produção de mudas de árvores.
Produção de Mudas: As crianças juntamente com um representante da ONG, produzem mudas com os materiais reciclados por elas mesmas e em seguida as plantarão no parque ecológico, as APAs (área de proteção ambiental) e as áreas verdes de nossa cidade.

Informações: Ilton Correa (Jamaica) 8478-6847/9921-0066
                Superintendência Técnica Pedagógica: 3637-8586