terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Coordenação do Curso Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação infantil, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás comunica a abertura de inscrições ao processo seletivo do referido curso.

A Coordenação do Curso Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação infantil, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás comunica a abertura de inscrições ao processo seletivo do referido curso.
Período: 20 de agosto a 10 de setembro de 2012, de 2ª feira à 6ª feira, exceto feriados, no horário das 8 às 12:00 horas e das 14 às 18 horas.
Local: Secretaria do Curso de Especialização em Educação Infantil, situada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Campus Colemar Natal e Silva (Campus I), Rua Delenda Resende de Melo, s/n, sala 247, Setor Universitário, 74605-050, Goiânia, Goiás.
As inscrições poderão ser encaminhadas também por correio, destinadas ao endereço a seguir: caixa postal 24239, CEP: 74.690.970, Campus Samambaia, Goiânia – GO, A/C Ivone Garcia Barbosa.
Informações: (62) 3209-6318/ (62) 3209-6206/ 
e-mail: especiei.ufg@gmail.com
Acesse o Edital e a ficha de inscrição pelos sítios www.prppg.ufg.br ewww.nepiec.com.br.

Clique aqui para visualizar o Edital

Clique aqui para visualizar ficha de inscrição



INFORMATIVO: 8º A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)


A Secretaria Municipal de Educação de Planaltina Goiás informa a todos os classificados para a 2ª Fase das Olimpíadas de Matemática 202, que as provas serão realizada no dia 15 de Setembro (Sábado), às 14:30 (horário de Brasília). 
Desde já parabenizamos a todos os classificados e professores envolvidos neste projeto.


A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Redação: Como fazer um bom texto

Tendo em vista o concurso Goiás na Ponta do Lápis a Superintendência Técnica Pedagógica disponibiliza dicas de como fazer um bom texto, em uma redação, criado pela professora Nilma Guimarães.


É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.

Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado. 

No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental. Nessa etapa do processo de escrita não
deve haver nenhum tipo de preocupação quanto à seqüência ou organização dessas idéias.

Essa etapa funciona como uma espécie de brainstorming ou "tempestade cerebral". Esse procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.


Selecionando as idéias
É preciso, a seguir, analisar com atenção todas as idéias levantadas aleatoriamente e eliminar aquelas que não parecerem apropriadas ao texto a ser elaborado.

A partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente, por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.

O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.


A COERÊNCIA 

Até esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é necessário verificar se as idéias levantadas se encontram concatenadas, isto é, se estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar qualquer tipo de contradição.

É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas, com o objetivo de se atingir a tão necessária propriedade vocabular. 

Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das idéias abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.

Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.

Por fim, ainda que às vezes a nota de uma redação não chegue a ficar comprometida pela ausência do título, é importante não esquecê-lo, pois esse elemento aparentemente secundário do texto geralmente contribui para uma melhor compreensão do direcionamento adotado na exploração do tema.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Curso de prevenção ao uso de drogas tem inscrições prorrogadas



PRAZO VAI ATÉ 6 DE AGOSTO; SEDUC CONSEGUE CINCO MIL VAGAS PARA SERVIDORES
As inscrições para o 5º Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas até o dia 6 de agosto, segunda-feira próxima. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), cinco mil vagas exclusivas para servidores da rede pública de ensino. O objetivo da formação é capacitar e estimular estes profissionais a criarem medidas de prevenção e combate ao uso de drogas dentro das escolas. Os interessados devem se inscrever pelos site swww.educadores.senad.gov.br

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e Universidade de Brasília (UnB). As aulas serão na modalidade a distância e terão início no mês de agosto. A previsão é que o término da capacitação ocorra em abril de 2013.

O conteúdo foi desenvolvido por meio de quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção ao uso de drogas dentro das escolas. Nesta edição, a meta é formar 70 mil educadores e, com isso, alcançar 14 mil escolas em todo o País.

A orientação da Seduc, repassada às Subsecretarias Regionais de Educação e às unidades educacionais pelo Núcleo de Orientação Pedagógica, é que, no mínimo, cinco servidores de cada escola participem desta capacitação. Os interessados devem ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudos e realização de atividades. O curso contempla várias mídias e, também, material impresso. Os participantes receberão kits didáticos que servirão de suporte para a realização de fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem.

Ao final, serão entregues diplomas de curso de extensão universitária com carga horária de 180 horas. Os certificados serão emitidos pela Universidade de Brasília (UnB). Os diplomados, além de terem valorizado seu currículo profissional, poderão também utilizar o certificado para progressões na carreira (progressão horizontal – mudança de letra).

Mais informações: (62) 3201-4712 (Seduc), (61) 3107-8912 (SENAD) ou pelos emails lilian.barnabe@seduc.go.gov.br e tirandoduvidas.prodequi@gmail.com.

Lançada 9º edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis



Serão premiadas melhores redações sobre o resgate dos valores familiares
Alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado devem ficar atentos para mais um importante concurso de redação. Trata-se da 9º edição do “Goiás na Ponta do Lápis”, promovido pelo jornal Tribuna do Planalto, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Com o tema “Valores familiares: como é possível resgatá-los?”, o objetivo da competição é promover reflexões sobre a cidadania por meio da criatividade, da reflexão e do domínio da língua. Os três primeiros colocados da etapa final receberão, entre outros prêmios, bolsas de estudos em uma faculdade.


O concurso será dividido em três etapas. A primeira delas será realizada na própria escola, onde serão escolhidas duas redações por categoria. Estes textos devem ser enviados para as respectivas subsecretarias regionais. No segundo momento, a própria subsecretaria deve selecionar os dez melhores textos e encaminhá-los ao jornal. Na última fase da competição serão escolhidos os três melhores trabalhos de cada modalidade.


O concurso é dividido em cinco categorias. São elas: a) Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; b) Alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; c) Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; d) Alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental; e) Alunos do Ensino Médio, incluindo os do EJA.


As escolas têm até o dia 29 de junho para enviar as redações selecionadas por categoria às suas subsecretarias, que têm até o dia 22 de agosto para encaminhar os textos ao jornal Tribuna do Planalto.


Prêmios - Na etapa regional, o 1º colocado de cada categoria recebe uma bicicleta, certificado de participação e medalha de ouro; o 2º lugar será premiado com certificado de participação e medalha de prata; o 3º colocado recebe certificado de participação e medalha de bronze; e do quarto ao décimo lugar, os classificados vão receber certificados e medalhas de honra ao mérito.


Na etapa final, os três primeiros colocados, em cada categoria, além de certificados de participação e bolsas de estudos em uma faculdade - válidas para qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição - também receberão outros prêmios. O primeiro lugar vai ganhar um notebook e bolsa integral. O segundo colocado recebe uma televisão e uma bolsa que custeia 80% do valor das mensalidades na faculdade. O terceiro lugar receberá um celular com câmera e MP3 e uma bolsa de estudos de 40%.


Os professores orientadores dos estudantes que forem classificados em primeiro lugar, em cada categoria, também receberão um notebook na etapa final.

Mais informações Clique Aqui!

Mais informações pelo telefone (62) 3226-4600 e pelo site www.tribunadoplanalto.com.br/regulamento-goias