quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Resultado Concurso Planaltina GOIAS NIVEL SUPERIOR

Só clicar

http://quadrix.com.br/pmpgo.aspx

Agenda Fim de Ano Planaltina GO


28/12 - HOJE 19h30 - Câmara dos Vereadores - Posse do Presidente 29/12 - QUINTA-FEIRA - Amanhã 08h00 - Conselho Tutelar - Entrega de Veículo 14h30 - Setor de Inflamaveis/Brasilinha Sul QD 150 - Entrega de Imovéis 31/12 - SÁBADO 21h00 - Praça Cívica/espaço autorizado - Som automotivo especial 2011 00h00 - Praça Cívica - Queima de fogos
03/01- SEGUNDA
17h00 - Lar Experiência de Vida/ QD 02 Norte - Entrega de Veículo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Educação e Tecnologia uma aliança necessária!


A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.
           Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares. 
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”. 
No entanto, ele ressalta que os modos de viver e de pensar a organização da vida estão em crise. Está em curso uma mudança qualitativa em virtude da rápida transmissão de informações entre as sociedades, rompendo com isso as barreiras geográficas dos países. 
“Por isso, cabe à educação uma parcela de responsabilidade tanto na compreensão crítica do(s) significado(s) desta transformação, quanto na formação dos indivíduos e grupos sociais. Estes devem assumir com responsabilidade a condução social de tal virada, provocada, entre outros fatores, pela revolução nas dinâmicas sociais de comunicação e de processamento de informação”, analisa Arnaud.
Modernização - Neste cenário, a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. 
Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.
Apesar de tentar responder a estas questões imediatas, muitos educadores salientam que a inserção, no contexto educacional, destas tecnologias ainda é encarada como uma articulação problemática.
“Esta parceria entre educação e tecnologia é muito difícil de ser efetivada. No que se refere às tecnologias digitais, principalmente, os professores têm dificuldades de interação. Eles já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico”, observa a pedagoga Lynn Alves.

Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo a pedagoga são as aulas de informática de colégios particulares e públicos, que assumem apenas o papel de ensinar o uso dos programas.
“O jovem já sabe disso, ninguém precisa ensiná-lo. Por este motivo, estas aulas acabam se tornando um espaço de “desprazer”, porque os estudantes querem utilizar a tecnologia para criar, re-significar, construir e intercambiar saberes. Infelizmente, este potencial todo a escola ainda despreza”, frisa Lynn.

Internet e Educação

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”. 
De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil. 
“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.
Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares. 
Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.


Jogos eletrônicos: ferramenta importante na aquisição do saber
“A presença dos elementos tecnológicos na sociedade vem transformando o modo dos indivíduos se comunicarem, se relacionarem e construírem conhecimentos. Somos hoje praticamente vividos pelas novas tecnologias”.
A partir desta reflexão, Lynn Alves, professora do mestrado em educação e contemporaneidade da Uneb e autora do livro: “Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência”, demonstra a importância da tecnologia, em especial os jogos eletrônicos na vida dos jovens contemporâneos.
Encarada por muitos como nocivo e prejudicial ao desenvolvimento cognitivo dos jovens, os jogos eletrônicos vêm ganhando espaço entre vários estudos e demonstram que podem ser mais um instrumento pedagógico no ambiente escolar. Esta reflexão partir da concepção que existe hoje uma geração submerso no mundo da tecnologia, que tem acesso seja através da televisão ou dos vídeos-game ou das LAN house. 
De acordo com estes estudos, os sujeitos nascidos na pós-modernidade estão imersos em um mundo altamente tecnológico. Esta geração é defendida pelos estudiosos como os “nativos digitais” ou “geração mídia”. Uma categoria que vem sendo largamente discutida na atualidade.
Com a utilização de alguns jogos eletrônicos, a exemplo do Simcity, Civilizations e RPG, “os professores podem trabalhar o aprendizado em geografia, história, porque nesse jogo desafia os estudantes a administrar recursos, criar cidades, enfrentar catástrofes, fazer escolhas, planejar, entre outras coisas”, comenta a educadora Lynn. 
Nesta perspectiva, e através do jogo eletrônico, os estudantes são estimulados a saber quais as conseqüências de colocar uma escola perto de uma fábrica poluente, além de verificarem quais os problemas sociais ou de saúde as ações realizadas durante o jogo podem causar.

DICA: A menina que odiava livros

Livro: A menina que odiava livros

Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava os livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras.
Mas um dia o gatinho de Meena derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. Esse acontecimento mágico fez Meena viajar pelo fantástico mundo da literatura.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Projeto SEDUC – Semeando Educação e Cultura 2011

O projeto SEDUC – Semeando Educação e Cultura, desenvolvido pela Secretaria de Educação e as escolas da rede municipal, teve seu encerramento no dia 13 de dezembro e contou com a participação de todas as escolas inscritas e finalistas do projeto. Como em todas as apresentações ocorridas no decorrer do ano, o encerramento proporcionou aos espectadores momentos de muita aprendizagem e aquisição de cultura. Cada escola dispôs de um tempo para apresentar aos jurados apresentações relacionadas ao tema do projeto, apresentando suas propostas e objetivos alcançados com a realização do mesmo. Todas as Unidades Escolares participantes receberam um troféu como incentivo à sua participação e, as escolas campeãs qualificadas em primeiro lugar o CMEI Sonho Encantado e em segundo lugar a Escola Municipal Estrela do Leste, receberam juntas a quantia de R$6.000,00 (seis mil reais) de vale compras em material pedagógico, que auxiliará no desempenho dos estudantes no ano de 2012. Assim repleto de emoção, troca de experiências e um show de criatividade e dedicação, o projeto SEDUC encerra as atividades pedagógicas da SME de Planaltina 2011.

 







Cantata de Natal

A Secretaria Municipal de Educação de Planaltina GO, inova mais uma vez! A SME realizou neste ano a primeira Cantata de Natal entre os alunos da rede publica municipal. O evento foi realizado na praça central no dia 16 de dezembro, e contou com a presença do Prefeito municipal Zé Neto e a secretaria de educação Stella Maris, onde juntos com a comunidade, pais e alunos puderam vivencia um momento repleto de encanto e reflexão do nascimento do menino Jesus, proporcionado pelos alunos das escolas municipais: Castro Alves, Crianças Esperança, Eloy Pinto de Araújo, Emília Ferreiro e CMEI Sonho Encantado.
A Superintendência Téc. Pedagógica da SME parabeniza a todos os alunos, professores e colaboradores pelo lindo trabalho realizado e fixado, nos corações de todos que ali puderam contemplar a graça e a paz do menino Deus através de suas apresentações.









Contar e Recontar para Encantar.


A Superintendência Téc. Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, pensando em um projeto que instigasse em seus educandos e educadores o prazer à leitura, despertando-os a abrir horizontes em boas páginas de um livro, criou o projeto Contar e Recontar para Encantar, e através do mesmo as escolas foram contempladas com tendas literárias para incentivar e fortalecer o acesso do aluno ao mundo da imaginação, enriquecendo o projeto. E como não podia ser diferente o fechamento deste grandioso projeto foi um espetáculo de criatividade, talento, humor e romantismos tudo isso realizado no dia 12 de dezembro onde os alunos campeões do projeto puderam mostrar um pouco de tudo que foi realizado em suas escolas, contando histórias e estórias, contos, fábulas, poemas e causos; que juntos deixaram todos os visitantes encantados e com o gostinho de quero mais. O evento contou  ainda com a presença de autoridades locais e a presença da Secretária Municipal de Educação Stella Maris que a cada apresentação realizada se emocionava, sorria e se encantava com os talentos espalhados em nossa cidade.
Parabéns a todos os participantes pelo maravilhoso trabalho realizado em suas escolas e comunidade.









RETROSPECTIVA DAS AÇÕES DO CME 2011

Vídeo exibido em nossa Confraternização realizada no último dia 16 de dezembro de 2011. Retrospectiva de todas as ações do CME durante o ano de 2011, um ano de muito trabalho, dedicação e conquistas para todos os funcionários e Conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Planaltina-GO.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Secretária Municipal de Educação deseja boa sorte aos professores que participarão das Provas do Concurso Para Professores no próximo domingo (18/12/11).

A Secretária Municipal de Educação, Stella Maris, deseja boa sorte a todos os inscritos no Concurso Público para professores de Planaltina – GO, nas provas que serão realizadas no próximo domingo (18), a secretária informa ainda que a SME está de portas abertas e dar boas vindas aos novos colegas que irão a compor a equipe de profissionais responsáveis pela educação em Planaltina Goiás.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Confraternização dos Diretores e Vice – Diretores da Rede Municipal e a Sec. Stella Maris Divulga Construções de Ginásios Esportivos e CMEIs em Planaltina GO




A Secretária Municipal de Educação, Stella Maris, promoveu no dia 22 de novembro, um encontro com os Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares da rede municipal e Diretores dos departamentos da SME, no Centro Pastoral Sagrada Família. Segundo a Secretária o evento foi uma simples homenagem àqueles que dedicam todos seus talentos e esforços para juntos somarem numa educação cada vez melhor em nossa cidade. Stella no uso da palavra agradeceu a todos pelos trabalhos prestados a nossa comunidade, professores, pais e alunos e pela parceria junto a SME. A secretária anunciou ainda projetos para o ano de 2012 e as novas construções que estão por vim em nossa cidade, tais como Ginásios de esportes, coberturas de quadras poliesportivas e 05 novas CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) além da inauguração prevista para fevereiro/2012 de mais uma CMEI na 06 Leste, levando mais qualidade e comodidade aos pais com suas crianças localizadas próximo a bairro São José.  
Parabéns Diretores e Vice- Diretores!

Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos. Para isso torna-se necessário pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, você DIRETOR/VICE DIRETOR  é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares. Que neste seu dia o ‘SER SUPREMO’ lhe dê muita Luz para enfrentar os desafios de sua função...

Planaltina Goiás dá início as formaturas G5 – Educação Infantil

A formatura com cerca de 40 estudantes do G5 – Educação Infantil da Escola Municipal Professor Francisco Alan, deu inicio a uma séria de eventos em nossa cidade em comemoração as 44 turmas de formandos da Pré-Escolar em nossa rede municipal -2011. A solenidade foi realizada na última Quinta-feira, 08, no Centro Pastoral Sagrada Família, e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Stella Maris, Autoridades locais, pais, familiares e convidados dos formandos. O evento foi marcado pela organização, emoção e um delicioso Buffet.

A Secretária Stella Maris, enfatizou aos formandos e pais a importância desta ser uma das primeiras formaturas de suas vidas. Declarando a importância de se dar continuidade nos estudos e a alegria dos professores ao se depararem mais a frente com seus alunos e saberem que os mesmos se formaram em uma graduação, pós-graduação, mestrado... E mais a frente servir a sociedade.





A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos os envolvidos no evento e parabeniza a Diretoria de Ensino Infantil, gestores, professores e demais envolvidos nestes eventos que vem pela frente para consagrar e fechar mais um ano de trabalho duro, mas satisfatório a todos nesse processo mágico que é a educação infantil que forma a base do futuro cidadão. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORES E VICE-DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PLANALTINA GO- 2011

                                            




A Secretaria Municipal Parabeniza ao Conselho Municipal de Educação, Comissão Eleitoral e todos os demais envolvidos nas Eleições Municipal para Diretor e Vice Diretores de nossas escolas. Gestão Democrática se faz com a ação e participação de todos. Parabéns Aos Novos Gestores!

RESULTADO FINAL

CMEI Maria Inez Pereira Campos: 
DIRETORA: Jerliane Silva Lopes Feitosa e; VICE-DIRETORA: Ivonete Francisca de Souza V. Silva

CMEI Monteiro Lobato: 
DIRETORA: Elen Alves de Oliveira e; VICE-DIRETORA: Maria da Glória Monteiro Sousa

CMEI Sagrado Coração de Jesus: 
DIRETORA: Elizângela Ferreira de Oliveira Castro e; VICE-DIRETORA:Maria Celina da Silva

CMEI Sonho Encantado: 
DIRETORA: Neusa Ana Tomkelski Muner e; VICE-DIRETORA: Ângela Cristina de O. Rodrigues

Escola de Ensino Especial Criança Feliz:  
DIRETORA: Fabiana Ester Fernandes Rezende e; VICE-DIRETORA:Marinalda Lopes Ribeiro

Escola Municipal Boa Esperança:
DIRETORA: Elaine Lopes de Moraes e; VICE-DIRETORA: Ana Dalva de Oliveira 

Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade:
ELEIÇÃO EM SEGUNDO PLEITO

Escola Municipal Castro Alves:
DIRETORA: Maria Ângela G. de Lima Rios  e; VICE-DIRETORA: Clênia Nascimento de L. Araújo 

Escola Municipal Conquista do Saber:
DIRETORA: Lilian Rodrigues Chaves Cardoso  e; VICE-DIRETORA:Francisca Sângela de Oliveira

Escola Municipal Cora Coralina:
DIRETORA: Aparecida Ferreira de Souza  e; VICE-DIRETORA: Elizângela Araújo Ferrão

Escola Municipal Criança Esperança:
DIRETORA: Cleide Maria Teles da Silva  e; VICE-DIRETORA: Maria de Lourdes G. Ferreira 
  
Escola Municipal Darcy Ribeiro:
DIRETORA: Claudete Gonçalves de Souza  e; VICE-DIRETORA: Denize da Paixão Correia Alves 

Escola Municipal Eça de Queiros:
DIRETORA: Marlêde Coelho da Silva  e; VICE-DIRETORA: Gilce Terezinha P. Alves

Escola Municipal Eloy Pinto de Araújo:
DIRETORA: Julieny Antonia Martins de Godoy  e; VICE-DIRETORA: Vânia Paulino Jorge

Escola Municipal Emília Ferreiro:
DIRETORA: Maria Delvanice C. dos Santos Lemos  e; VICE-DIRETORA:Roseneide Inácio dos Santos Gomes

Escola Municipal Estrela do Leste:
DIRETORA: Maria Terezinha dos Santos  e; VICE-DIRETORA: Maria Soares dos Santos

Escola Municipal Gente Pequena:
DIRETORA: Daleni Borges dos Santos  e; VICE-DIRETORA: Vanessa Vila Nova Santos 
  
Escola Municipal Jardim Paquetá:
DIRETORA: Luciene Soares de Sousa Castro e; VICE-DIRETORA: Elaine Cristina Alves Correia 

Escola Municipal Jorge Amado:
DIRETORA: Andréa Pereira de Oliveira Alves  e; VICE-DIRETORA:Tatiane Araújo de Melo

Escola Municipal Machado de Assis:
DIRETORA: Eliete Ferreira de Oliveira  e; VICE-DIRETORA: Lídia da Conceição Silva

Escola Municipal Marcelo Lemgruber:
DIRETORA: Fabiana Alves de Sousa Barbosa  e; VICE-DIRETORA: Ivane Reis de Souza

Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida:
DIRETORA: Erosina da Silva Ribeiro  e; VICE-DIRETORA: Lucélia da S. Basto

Escola Municipal Olavo Bilac:
DIRETORA: Laudinéia de Oliveira Novais  e; VICE-DIRETORA: Mônica Adriana da Silva

Escola Municipal Panorama:
DIRETORA: Marlene Marques de Miranda  e; VICE-DIRETORA: Cleilã Duarte

Escola Municipal Paulo Freire:
DIRETORA: Maria do Socorro R. O. Castro  e; VICE-DIRETORA: Cristina Cibelly C. de Sousa

Escola Municipal Pingo de Sabedoria:
DIRETORA: Sandra Paula da Silva Pereira  e; VICE-DIRETORA: Martinha Pinheiro M. da Rocha Ferreira

Escola Municipal Professor Francisco Alan:
DIRETORA: Maria Jacqueline Ferreira de Castro  e; VICE-DIRETORA:Andréa Maria Costa Rios

Escola Municipal Professora Júlia da Silva Oliveira:
DIRETORA: Vanessa da S. Ribeiro  e; VICE-DIRETORA: Daniela Fernandes de O. Souza

Escola Municipal Professora Zaida Boaventura:
ELEIÇÃO EM SEGUNDO PLEITO 
  
Escola Municipal Rui Barbosa:
DIRETORA: Jane Paula Oliveira Silva  e; VICE-DIRETOR: José Wellington Barbosa

Escola Municipal Simone Pinto Boaventura:
DIRETORA: Christina Maria A. da Silva Rafael  e; VICE-DIRETORA: Sara Francisco Oliveira

Escola Municipal Vila Mutirão:
DIRETORA: Uzelina da Silva Leal Batista  e; VICE-DIRETORA: Márcia Biano da Silva

Escola Municipais Rurais (Metodologia Escola Ativa):
DIRETORA: Aparecida Francisco Gomes Bezerra  e; VICE-DIRETORA:Maria do Socorro de Sousa

Escola Municipal Cecília Meireles:
DIRETOR: Lourivaldo Rodrigues dos Santos  e; VICE-DIRETORA: Ana Alves de Oliveira

Escola Municipal Felipe de Lyon:
DIRETOR: Gilmar Francisco Barrense  e; VICE-DIRETOR: Paulo do Carmo Amaral

Escola Municipal Flor da Terra:
ELEIÇÃO EM SEGUNDO PLEITO

Escola Municipal Santa Maria:
ELEIÇÃO EM SEGUNDO PLEITO

Fonte: Conselhor Municipal
                                                         http://cmeplango.blogspot.com 

Utilidade Pública: PLEBISCITO 10% do PIB para Educação.

 
 

        O PLEBISCITO nacional pela aplicação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação Pública (em vez de 4% agora) começou o dia 6 de Novembro no silêncio total da midia. A COLETA DE VOTOS VAI ATE O DIA 6 DE DEZEMBRO!!! SOLICITAMOS A TODOS QUE VOTEM POR UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MELHOR!

CLIQUE E VOTE!!!
http://www.dezporcentoja.com.br/